Tastepoint by IFF prevê as dez tendências de SABORES para 2026
A Tastepoint by IFF (NYSE: IFF), líder em criações de sabores inovadores e soluções de paladar, identificou dez sabores que devem moldar o cenário de alimentos e bebidas na América do Norte em 2026. Estas previsões destacam sabores antecipados para serem tendência no varejo, serviços de alimentação (food service) e outros setores ao longo do próximo ano.
"Para continuar entregando soluções de desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades únicas e mutáveis dos consumidores, permanecemos atentos às tendências da indústria e do mercado, monitorando o que é relevante agora e no futuro", disse Nicole Potash, gerente geral da Tastepoint. "Nossas previsões anuais de tendências de sabor refletem uma mistura vibrante de influências, desde clássicos movidos pela nostalgia até favoritos globais que ganham força nos EUA, bem como novas combinações ousadas. Esperamos que a lista deste ano forneça às marcas insights valiosos e inspiração renovada para criar produtos que instiguem os sentidos e despertem a imaginação."
Na intersecção entre ciência e criatividade, a Tastepoint utiliza décadas de experiência para orientar as marcas no desenvolvimento de produtos de alimentos e bebidas baseados em tendências que estimulam a inspiração e encantam o paladar dos consumidores.
Todos os anos, a Tastepoint prevê dez tendências de sabores com base em análises de mercado orientadas por dados, rastreamento de menus de serviços de alimentação, monitoramento de redes sociais (social listening) e mudanças no comportamento do consumidor. A lista de 2026 oferece insights em categorias que incluem confeitaria, bebidas, laticínios, culinária, snacks e panificação. Ela reflete movimentos de tendências importantes, como a nostalgia e o conceito "better-for-you" (melhor para você), e identifica sabores globais que devem ganhar tração na América do Norte.
Os 10 principais sabores para observar em 2026 são:
- Mandarina: Já popular em sucos e bebidas gaseificadas, este favorito cítrico está pronto para se expandir para coquetéis, café, sobremesas congeladas, molhos para salada e condimentos.
- Cereja: O sabor doce e ácido da cereja entrega uma poderosa sensação de nostalgia e espera-se que lidere o caminho em novos lançamentos de bebidas, além de aparecer em barras de cereais e mixes, confeitaria e aplicações lácteas.
- Milho Doce: Historicamente um prato básico em todo o mundo, o milho doce está vendo um interesse renovado. Impulsionado pela popularidade do milho de rua mexicano (Elote) e outros favoritos globais, sua versatilidade continua a se expandir.
- Sopa de Cebola Francesa: Uma comida afetiva (comfort food) atemporal, seu perfil profundo e salgado deve migrar para novas aplicações em menus.
- Cola: Com seu perfil de sabor icônico experimentando um ressurgimento atual, a cola deve ir além das bebidas e entrar em categorias inesperadas, como sorvetes e panificação.
- Limoncello: À medida que os consumidores buscam experiências autênticas e premium, este licor italiano por excelência deve influenciar novas categorias, de produtos de panificação a chás e cafés prontos para beber.
- Doce e Picante (Sweet Heat): Frequentemente conhecido como "swicy", a combinação viciante de sabores doces e picantes está ganhando força, expandindo-se para além da culinária e snacks, chegando a sorvetes, coquetéis e muito mais.
- Panqueca: Este sabor doce e reconfortante está previsto para se libertar do café da manhã e aparecer em uma ampla gama de novos formatos, adequados para sorveterias ou lanches noturnos.
- Tiramisu: Oferecendo uma experiência de sabor decadente e em camadas, produtos inspirados no tiramisu estão bem posicionados para aparecer em categorias além do espaço da panificação.
- Chai Spice: Com a ascensão do chai como um favorito global, seu perfil doce e condimentado está ganhando popularidade em aplicações de alimentos e bebidas. Sua profundidade aromática oferece uma alternativa reconfortante, porém elevada, às especiarias quentes tradicionais.





























