Oterra lança Estratégia de Sustentabilidade 2030 com foco na natureza, clima e pessoas
A Oterra, líder na produção de corantes naturais e soluções de cores, divulgou sua Estratégia de Sustentabilidade 2030. O documento estabelece metas ambiciosas para reduzir o impacto da empresa, acompanhando a crescente demanda por cores provenientes de ingredientes naturais.
A estratégia baseia-se em três áreas de foco: Natureza, Clima e Pessoas. Cada meta representa um passo em direção a uma empresa mais resiliente, transparente e sustentável.
"Acreditamos que trabalhar com a natureza, e não contra ela, impulsiona a eficiência, a resiliência e o crescimento a longo prazo. Nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030 reflete essa convicção. É um roteiro para fortalecer nossas operações, proteger nossa cadeia de suprimentos e criar valor real para nossos negócios, clientes, parceiros e para a sociedade", afirmou o CEO da Oterra, Martin Sonntag.
O plano inclui objetivos voltados para:
- Desmatamento zero;
- Gestão responsável da água;
- Reciclagem ou reutilização de resíduos;
- Metas de emissão de gases de efeito estufa validadas pela SBTi;
- Eficiência energética e metas de igualdade de gênero;
- Saúde, segurança e integridade empresarial;
- Sourcing (originação) responsável.
Foco nos ecossistemas
"Natureza, Clima e Pessoas estão interconectados e nossa estratégia reflete isso. As metas são construídas sobre a base da proteção dos ecossistemas, redução das emissões de GEE, formação de parcerias de impacto e avanço de práticas de fornecimento responsável", afirma Vera Karmeback, Head de Sustentabilidade Global da Oterra.
Para a empresa, proteger os sistemas naturais onde as matérias-primas crescem é tanto uma responsabilidade quanto um imperativo estratégico. Solos saudáveis fortalecem o rendimento das colheitas, a disponibilidade de água sustenta a cadeia de suprimentos e a biodiversidade garante a resiliência a longo prazo.
Redução de emissões
A conscientização sobre corantes naturais cresceu nos últimos anos. A estratégia da Oterra visa atender a essa demanda crescente e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões absolutas de GEE, alcançando o difícil, porém necessário, desacoplamento entre o crescimento do negócio e o aumento das emissões.
"Desde 2022, reduzimos as emissões diretas em 20% e passamos a utilizar 100% de eletricidade renovável. Olhando para o futuro, estamos comprometidos em alcançar o net zero, com um foco claro de curto prazo em atingir nossa meta de 2030 de reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa em 28%, como um primeiro marco crítico", acrescenta Karmeback.
"Uma grande parte do nosso roteiro de emissões para 2030 é o que chamamos de 'carbon farming' (agricultura de carbono) — iniciativas de descarbonização em parceria com nossos agricultores e fornecedores, como a redução do uso de fertilizantes não orgânicos ou a melhoria dos solos para que armazenem mais carbono."
Créditos Foto: Oterra/Divulgação





























