MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

FDA amplia uso de extrato de espirulina na indústria de alimentos dos EUA

O FDA (Food and Drug Administration) expandiu oficialmente a permissão para o uso do extrato de espirulina como aditivo corante em todas as categorias de alimentos nos Estados Unidos. A decisão, que surge apóspor uma petição técnica da GNT, especialista em corantes de base vegetal, marca uma mudança regulatória histórica. Até então, o uso da espirulina — o primeiro corante azul natural aprovado no país — era restrito a categorias específicas, como bebidas. Com a nova emenda, as barreiras para a adoção generalizada de tons azuis e verdes naturais em formulações principais foram removidas.

Anteriormente, a obtenção de tons de verde estáveis em massas e batedores, por exemplo, era um desafio técnico devido à restrição de componentes azuis naturais que pudessem ser misturados. Com a liberação total, a indústria ganha liberdade para alcançar determinados tons sem corantes sintéticos.

Simultaneamente à expansão do uso, o FDA atualizou suas diretrizes para alegações voluntárias de rotulagem. Agora, as empresas poderão utilizar o claim "sem corantes artificiais" em produtos que utilizam corantes naturais, desde que não contenham corantes derivados de petróleo (FD&C). Anteriormente, essa alegação era restrita a alimentos que não continham nenhum tipo de ingrediente corante adicionado.

Créditos foto: Freepik


Notícias relacionados



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: