MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

ANVISA determina recall de lotes de fórmula da Nestlé por divergência em micronutrientes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou neste mês a suspensão da comercialização, distribuição e importação de dez lotes da fórmula infantil Alfamino, fabricada pela Nestlé. A medida foi motivada pela identificação de teores de iodo e selênio acima dos limites permitidos pela legislação brasileira para alimentos destinados a fins precípuos de nutrição infantil.

Na nutrição de lactentes e crianças de primeira infância, a janela entre a ingestão adequada e a toxicidade de micronutrientes é extremamente estreita. De acordo com o parecer técnico da Anvisa, o consumo excessivo de iodo pode levar à disfunção da glândula tireoide (hipotireoidismo) e baixo ganho de peso. Já o excesso de selênio está associado a quadros gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia.

Os valores inicialmente reportados na análise técnica indicavam 175,7 mcg / 100 kcal de iodo e 31,1 mcg / 100 kcal de selênio.

Em resposta oficial, a Nestlé afirmou que seus produtos cumprem rigorosamente os padrões regulatórios e garantiu a segurança para o consumo. A companhia atribuiu o incidente a um erro de conversão de unidades de medida (utilização de mcg/kg em vez de mcg/100g) no relatório de avaliação enviado às autoridades. Segundo a fabricante, os valores reais seriam de 17,57 mcg de iodo e 3,11 mcg de selênio por 100 kcal, o que estaria em total conformidade com a regulamentação vigente.

Créditos foto: Freepik


Notícias relacionados



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: