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CATUPIRY PATROCINA PROGRAMA DE TV COM A CHEF ANA LUIZA TRAJANO
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17/04/14

“FOMINHA” É O NOVO PROGRAMA DE CULINÁRIA DO GNT

Estreia dia 21 de abril, “Fominha”, o novo programa de culinária do GNT, que trará receitas típicas de cada região brasileira, obtidas através de pesquisas realizadas no entorno dos estádios das cidades-sede da Copa.

São Paulo, 17 de abril de 2014: A Catupiry será uma das patrocinadoras oficiais do novo programa de culinária “Fominha” do GNT, que será comandado pela chef Ana Luiza Trajano, proprietária do premiado restaurante Brasil a Gosto, que estreia dia 21 de abril. O programa terá 12 episódios e será apresentado todas as segundas-feiras às 18h.

Pesquisadora da comida nacional, a chef paulista visitou as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para mostrar no programa o que o torcedor brasileiro mais gosta de comer no entorno dos estádios de futebol, seja nos bares, restaurantes e até mesmo ambulantes. Em busca dos melhores petiscos locais, a chef Ana Luiza utiliza os ingredientes de cada região trazendo criações deliciosas para o espectador. O programa de estreia será na cidade de São Paulo.

Segundo Paulo Sola, Gerente de Marketing da Catupiry, a chef paulista possui total afinidade e sintonia com a marca, pois possui em seu DNA a cultura gastronômica brasileira, além de sempre buscar promover a cozinha do Brasil. “Patrocinar o programa é apoiar a nossa culinária, rica em ingredientes que guardam sabores diversos e valiosos”. E acrescenta: “Estamos muito felizes em apoiar esta iniciativa, que com toda certeza será um sucesso, principalmente nesse momento único com a Copa do Mundo em nosso país”.

“Fominha” irá ao ar todas as segundas-feiras às 18h, com reprise às terças-feiras às 05:00, quintas-feiras às 16h40 e sábados às 08:00.

Sobre a Catupiry:

Fundada em 1911 pelo imigrante italiano Mario Silvestrini, no estado de Minas Gerais, a empresa foi a criadora da marca de Requeijão Catupiry®, que hoje é sinônimo de categoria.  Em 1949 a Catupiry se estabeleceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, onde atualmente está localizada a matriz. Além da sede na capital, a Catupiry possui mais quatro unidades espalhadas pelo Brasil.

Catupiry®, que na língua indígena tupi-guarani significa excelente, completa 103 anos de fabricação de um produto vencedor, cuja técnica de produção é mantida em segredo desde 1911. Leite fresco, creme de leite, fermento lácteo, massa coalhada e sal compõem a base da receita do Requeijão Catupiry®. O tempo de cozimento, a temperatura durante o processo de fabricação, a dosagem e a alta qualidade dos ingredientes utilizados também fazem parte da receita. Na década de 90, para atender a demanda do produto, a tradicional caixinha redonda, originalmente de madeira, passou também a ser fabricada em polipropileno. Para o consumo comercial e industrial também foram criadas novas embalagens.

Na década de 70 com a criação da famosa Pizza de Catupiry® a marca, que hoje é sinônimo de categoria, se tornou ainda mais conhecida. Antes consumido puro passou a ser usado por donas de casa e chefs de restaurantes para a composição e invenção de inúmeras receitas como o “Camarão ao Catupiry”, “Filé ao Catupiry”, pão de queijo recheado com Catupiry, coxinha com Catupiry, suflê de goiabada com calda de Catupiry, para citar alguns.

Atualmente o Requeijão Catupiry® é comercializado nos EUA e o objetivo é levar a marca para outros países.

 Datas:

1911 –  Início da fabricação do Requeijão Catupiry® no estado de Minas Gerais

1922 - O Requeijão Catupiry® ganhou seu primeiro prêmio: medalha de ouro na Exposição Internacional de Alimentos do Rio de Janeiro.

1949 – Transferência da sede para cidade de São Paulo.

1973 - Catupiry® se destaca como “o requeijão do Brasil” no Dicionário Internacional de Queijos, Les Fromages, editado pela Les Editions Larousse.

1997 – A marca Catupiry® foi reconhecida publicamente como Marca Notória pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

2011 – Comemoração dos 100 anos do Catupiry® no Brasil

Perfil – Ana Luiza Trajano

 Herança das avós cearense e mineira, a ligação da chef Ana Luzia Trajano com a cozinha e os ingredientes brasileiros vem desde a infância em Franca, no interior paulista. Já nessa época, não entendia porque, em ocasiões especiais, a comida brasileira não fazia parte do cardápio.

Certa que seu destino estava entre os fogões e as panelas, mesmo já formada em administração de empresas pela FAAP, a chef partiu para a Itália. Lá estudou em importantes instituições culinárias, caso do Istituto per la Promozione delle Cultura Alimentare”, em Milão e do Costigliole d’ Asti, no Piemonte, encerrando o período italiano como aprendiz na cozinha do restaurante Beccofino, em Florença.

Em 2003 iniciou um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileiras. Rodando o país em busca de mais conhecimentos sobre as formas de preparo, ingredientes e a importância cultural de cada prato, a estudiosa foi acompanhada de um fotógrafo, um cinegrafista e uma ceramista para registrar todas as nuances da diversidade brasileira. Nestes dez anos de estudo e dedicação, Ana Luiza já fez imersões em mais de 50 cidades em 24 dos 26 Estados brasileiros.

Hoje, com uma carreira consolidada e um restaurante renomado internacionalmente, a chef colhe os frutos de suas pesquisas. Em 2013, assumiu a curadoria da pós graduação em gastronomia brasileira do SENAC, uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil. E, no final do mesmo ano, lançou seu segundo livro, Cardápios do Brasil, que marca a trajetória dos oito anos do Brasil a gosto. A obra traz receitas, textos sobre as experiências de suas viagens, processos de produção da comida e um glossário fotográfico com 167 ingredientes.

 

Informações à imprensa:

Scripto Comunicação

Claudia Rezende (11) 97575 4590

claudia.rezende@scripto.com.br

Renata Vieira (11) 98433 1856

renata.vieira@scripto.com.br

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