Page 4 - Pizzas & Massas Ed. 22
P. 4

EDITORAMárcia Fani (Mtb 19.876) editora@insumos.com.brGERENTE COMERCIAL Luciana Gottsfritz luciana@insumos.com.brDEPARTAMENTO FINANCEIRO Marilena Santana Santos financeiro@insumos.com.brDEPARTAMENTO DE ASSINATURASassinaturas@insumos.com.brATENDIMENTOatendimento@insumos.com.brARTE & DIAGRAMAÇÃO Jeferson Giacomo jeferson@insumos.com.brCEO & FUNDADORMichel A. Wankenne, MBA wankenne@insumos.com.brEscritório na República Popular da China Jinchen Business China Sophia Wu & Mabel Woo insumos@163.comTel: (+86) 577 8636 3807 Fax: (+86) 577 8841 9856 Cel.: (+86) 188 5870 4707Editora Insumos Ltda.Av. Sargento Geraldo Santana, 567 - 1o 04674-225 - São paulo, SPTel.: (11) 5524-6931Fax: (11) 5685-5558Filiado aEDITORIALCMYCMMYCYCMYKA CRISE... SEMPRE A CRISE!Vivo no Brasil a 44 anos e só conheci crises. Crises de todos os tipos e pelos mais variados motivos! Nesse mesmo período também vi o país crescer e centenas de amigos, conhecidos e des- conhecidos ficarem ricos... mesmo com as crises permanentes! Curiosamente,nenhum deles jamais me comentou que o ano foi formidável, que tinha comprado mansão em bairro nobre, casa de veraneio em praia da moda e esplendido chalé em Campos do Jordão! Também, nesse ambiente de crises permanentes vejo cada vez mais carros importados andarem nas ruas e cada vez mais novas empresas aéreas instalarem-se no Brasil para levar os pobres cidadãos brasileiros, exauridos pelas crises, descansarem em Paris, New York, Miami, Londres e outros lugares exóticos! Tento entender, mas reconheço que tenho certa dificuldade em compreender!Só me resta pensar que crise... é muito bom!Uma certa miopia empresarial sempre acomete algumas pessoas na véspe-ra de... crises! É a época ideal para promover drásticas reduções de despesas e cortar altos custos, como o cafezinho, por exemplo, para não mencionar (e já vimos!) uma redução da espessura do papel higiênico comprado! Temos que convir que são despesas substanciais, não é!?Outro corte, normalmente o primeiro a ser efetuado, é a imediata redução ou simples cancelamento de todas as verbas de comunicação! Isto beira a pura genialidade! Ou seja, ao se aproximarem momentos mais difíceis, esses empresários simplesmente somem, seus produtos não são mais vistos e lá, sim, pode ocorrer crise para eles, já que os compradores irão procurar em fontes que continuam a expor seus produtos. Isto é chamado de técnica do avestruz! Enfiar a cabeça no chão e deixar exposta uma delicada parte de sua anatomia. É querer levar mesmo!Em nossos registros observamos que a maior parte dos grandes distri- buidores existentes e vários outros novos, estão investindo maciçamente em anúncios impressos e em nosso site. Por incrível que pareça, as poucas reduções de verba ocorreram em algumas empresas multinacionais; por ex- periência própria sabemos que é o meio mais rápido para atender as pressões que vem de fora. Infelizmente, isto significa deixar as portas do mercado escancaradas para quem quiser aproveitar... a crise e os anos futuros. Temos vários exemplos em nosso mercado.Agora, no nosso querido mundo das pizzas e massas será que se pode falar em crise? Alguns clientes - bem poucos - sumiram, mas em contrapar-tida os preços imediatamente subiram. Vendendo por mais deR$ 80 elaboradas redondas de Mussarela, cujo preçodos ingredientes não ultrapassa R$10 - digamos R$ 12 se for de mussarela de búfala, cuja quantia empregada ébem menor! - deve deixar umamargem suficiente para enfrentar mais algumas crises, não é?Boa crise!Michel A. Wankenne Editor & Fundador


































































































   2   3   4   5   6